CAMPEONATO BRASILEIRO DE SENIORES E SUPER SENIORES 2013
11 a 14 de julho de 2013 - Salvador - BA - Boliche Vilas


REGULAMENTO

Das Datas

O Campeonato Brasileiro Senior será realizado no período de 11 a 14 de julho de 2013, na cidade de Salvador, BA, no Boliche Vilas, localizado no loteamento Portal Center Norte, quadra A, Lotes 06 e 07, Vilas do Atlântico. Fones: (71) 3461-0481 e (71) 3461-0482

A data limite para as inscrições, através de suas respectivas Federações, é o dia 30 de junho de 2013. Após esta data, qualquer solicitação de inscrição estará sujeita a disponibilidade de vagas.

As inscrições deverão ser encaminhadas somente pelas Federações de cada Estado para o Sr. Asdrúbal Brandão (asdrubalbrandao@gmail.com), com cópia para a diretoria da CBBol (igliori@gmail.com e fabiogrossi@gmail.com). Não serão aceitas inscrições feitas diretamente pelos atletas.

Do Valor das Inscrições

O valor da inscrição será de R$ 285,00 (duzentos e oitenta e cinco reais) por atleta. Excepcionalmente para esse evento, as inscrições poderão ser feitas por meio de depóstio bancário na conta da CBBOL ou por meio de pagamento direto para a organização, até o final do primeiro dia de competição.

Confederação Brasileira de Boliche
Banco de Brasília - 070
Agência: 0040

Conta: 010137-8
CNPJ:86.961.356/0001-07

Da Organização

A organização do evento ficará a cargo da Federação Baiana de Boliche.

Conforme definição da nova diretoria, fica nomeado o Sr. Asdrúbal Brandão como Diretor Técnico Local da CBBol, sendo o mesmo responsável pela gestão prévia do condicionamento das pistas e área de jogo, bem como pelo acompanhamento geral do evento.

Do Campeonato

a) A competição será disputada em uma divisão única, masculina e feminina, sem handicap. Para jogar o torneio, o atleta deverá ter 50 anos ou mais no ano do evento.

b) O mapa de posicionamento dos jogadores será definido pelo Diretor Técnico Local e divulgado aos jogadores até o dia 10 de julho de 2013. Isso inclui a divisão dos atletas por turno, caso necessário.

c) Serão jogadas 6 (seis) partidas em cada rodada, num total de 24 partidas.

d) Os critérios de desempate para o all-events serão, na ordem: melhor partida e melhor série. Persistindo o empate, será considerado melhor colocado o atleta que tiver jogado primeiro a melhor partida.

e) Após a realização das 24 partidas, os três primeiros colocados masculinos e femininos se classificam para as finais. Na primeira linha das finais, o terceiro colocado joga contra o segundo colocado, que tem a vantagem do empate. O vencedor deste confronto joga uma partida contra o primeiro colocado do all-events, que também tem a vantagem do empate. Serão declarados Campeões Brasileiros Seniores os vencedores dessa última partida.

Das Rodadas

Divisões Masculina e Feminina – 1.° Turno
1.ª Rodada - Quinta-Feira - 11 de julho - 8h30
2.ª Rodada - Sexta-Feira - 12 de julho - 8h30
3.ª Rodada - Sábado - 13 de julho - 8h30
4.ª Rodada - Domingo - 14 de julho - 8h30

Divisões Masculina e Feminina – 2° Turno (caso haja necessidade)
1.ª Rodada - Quinta-feira - 11 de julho - 13h30
2.ª Rodada - Sexta-feira - 12 de julho - 13h30
3.ª Rodada - Sábado - 13 de julho - 13h30
4.ª Rodada - Domingo - 14 de julho - 13h30

Do Condicionamento

a) Será utilizado um pattern de 42 pés, coroado.

b) O condicionamento das pistas e da área de jogo será coordenado e fiscalizado pelo diretor técnico local da CBBol.

Do Uniforme

a) O uso de bermudas só será liberado pela CBBOL se for constatado um calor excessivo nas dependências do boliche. As mulheres podem optar por calça comprida, saia ou bermuda

 Da Premiação

 a) Serão premiados o campeão, vice-campeão e terceiro colocado, masculino e feminino.

b) Serão premiados os 3 primeiros colocados do all-events, masculino e feminino.

c) Serão premiadas as maiores partidas e séries, masculinas e femininas.

Da Bebida e Do Cigarro

a) Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos atletas durante as partidas e seus intervalos.

b) Nenhum atleta poderá fumar em qualquer área do Boliche que não seja previamente determinada – inclusive banheiros.

c) O consumo de bebida alcoólica somente será permitido após a competição e fora da área de jogo, e desde que o atleta não esteja uniformizado.

d) Não será permitido o consumo de comidas na área de jogo

Não Haverá fiscalização por parte da CBBOL nestes itens, sendo que os infratores poderão ser advertidos pela CBBOL conforme rege a NORMABOL (lembramos que pela NORMABOL, e pela FIQ, o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas nem precisavam vir nos regulamentos, é inerente a prática do esporte a não permissão):

Do Uso de Pós e Substâncias Indevidas

a) Fica proibido o uso de Grips, Slides e/ou outras substâncias do tipo, junto ao retorno de bolas, evitando desta forma que os demais atletas tenham seu arremesso e concentração prejudicados na área de jogo. Os Grips colocados sobre os monitores de vídeo das pistas podem danificá-los, e devem ser manuseados somente nas mesas junto às cadeiras.

b) É proibida a aplicação de talco, Easy-Slide ou substâncias similares no solado do sapato. O atleta flagrado fazendo tal utilização desses produtos terá o frame em que estiver jogando zerado. Para reincidência, será aplicada a mesma punição.

Alterações na superfície da bola

a) Ajustes na superfície das bolas feitos a mão com abralon, scotch brite, produtos de polimentos e limpeza constante da lista de produtos aprovados pela WTBA serão permitidos entre partidas desde que sejam feitos fora da área de jogo e que não atrase a próxima jogada do jogador. Considera-se o período “entre partidas” o intervalo entre o último frame jogado pelo atleta na partida anterior e o primeiro frame da partida seguinte.

b) Deverão ser observados os materiais proibidos para uso listados no site www.worldtenpinbowling.com , seção Products Containing Solids or Abrasives.

c) Mudanças na superfície das bolas diferentes da mencionada no item acima poderão ser feitas durante o bate bola dentro da área de jogo.

Do Jogo Lento

a) Durante um jogo, deverá ser respeitada apenas uma pista de cada lado do jogador. Caso dois jogadores estejam preparados para subir no approach ao mesmo tempo, o da direita terá a preferência;

b) O atleta deve cuidar para manter o ritmo de jogo, não demorando demais na sua vez de jogar nem no approach, em sua preparação para o arremesso;

Da Pesagem de Bolas

A CBBOL poderá a qualquer momento e de forma aleatória fiscalizar qualquer atleta, fazendo a conferência das bolas em jogo para ver se as mesmas encontram-se dentro das especificações técnicas definidas pela WTBA. Se por acaso uma das bolas estiver fora das normas, este atleta perderá a série jogada e essa bola deverá ser colocada em condições para o uso.

Das Penalidades e Comissão Disciplinar

O não cumprimento, pelo atleta, de qualquer dos itens do presente Regulamento ou Código Brasileiro de Justiça Desportiva e regras FIQ, quando aplicável, implicará em perda de frames, dos pontos da partida e, até mesmo, a sua exclusão da competição, a critério do Delegado da CBBOL ou da Comissão Disciplinar, caso seja nomeada. A insistência na falta implicará no registro da mesma no seu currículo. Este registro servirá de base para futuras ações da CBBOL relativas a esse atleta, no que disser respeito a convocações, prêmios, viagens, regalias, cobranças, entre outros.

Disposições Finais

O presente regulamento seguirá as normas emanadas dos órgãos superiores brasileiros e FIQ (Federação Internacional de Boliche).

Os casos omissos ao presente regulamento e ao evento serão resolvidos pela diretoria da CBBOL.

Brasília, 10 de junho de 2013.

CBBOL

(para ver o regulamento original clique aqui)